O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, embarcou nesta sexta-feira (23), como integrante da comitiva do Consórcio Nordeste, em missão internacional ao Oriente Médio. A agenda oficial contempla visitas ao Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, com foco na atração de investimentos estratégicos para o desenvolvimento econômico e sustentável da região.
A missão se estende até o dia 30 de maio e reúne governadores e vice-governadores dos estados nordestinos em encontros com fundos soberanos, autoridades e investidores internacionais. O objetivo é firmar parcerias e acordos voltados para áreas como infraestrutura, energias renováveis, inovação tecnológica, turismo e saneamento.
“É uma missão extremamente importante para todos nós da Região. Vamos apresentar várias potencialidades do Nordeste, com o objetivo de transformar essas possibilidades em investimentos concretos. Estou muito orgulhoso de representar nosso estado, designado pelo governador João Azevêdo, e buscar parcerias que complementem os grandes investimentos que a Paraíba já atrai, sendo reconhecida nacional e internacionalmente”, afirmou Lucas Ribeiro.
Durante a missão, a Paraíba apresentará seis projetos estratégicos. Em destaque estão:
Polo Turístico Cabo Branco – maior complexo turístico planejado do Brasil;
PPP Paraíba Saneada – projeto de universalização dos serviços de água e esgoto em 93 municípios;
Projetos de energia renovável, com foco na produção de hidrogênio verde;
Projeto do Estaleiro de Reparos Navais, voltado ao desenvolvimento da indústria naval;
Iniciativas de fortalecimento da agroindústria, com destaque para exportação de carnes e produtos derivados da cana-de-açúcar;
Projeto Paraíba Mais Verde, que visa a geração de créditos de carbono por meio da restauração ambiental.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão da Paraíba, Gilmar Martins, também integra a comitiva. Segundo ele, os projetos serão apresentados no evento “Nordeste Day”, que contará com a participação de investidores estratégicos do Oriente Médio. “Cada estado apresentará dois projetos prioritários. A Paraíba escolheu o Polo Turístico Cabo Branco e a PPP Paraíba Saneada. As demais iniciativas serão detalhadas em reuniões bilaterais com fundos de investimento e autoridades locais”, explicou.
A missão do Consórcio Nordeste reforça a articulação conjunta dos estados para promover a região no cenário global, com foco na sustentabilidade, inovação e inclusão produtiva.