A secretária executiva do Desenvolvimento Social e primeira suplente de vereadora de João Pessoa, Alyne Moreira, participou do NinjaCast, onde falou sobre sua trajetória política, os desafios enfrentados como mulher na política e a experiência de ser mãe atípica.
Durante a entrevista, Alyne destacou as dificuldades diárias de conciliar a maternidade, a rotina com sua filha e o trabalho, desafios que se intensificaram ainda mais durante a campanha de 2024, quando disputou uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa.
Ela relembrou o machismo presente na disputa eleitoral, mencionando a descrença de muitos em sua viabilidade política. Segundo Alyne, frequentemente ouviu comentários que a tratavam apenas como uma “completadora de chapa”, sem chances reais de eleição.
“Muitas vezes as pessoas não acreditam que a gente pode chegar lá. Ouvi muito: ‘Ela vai ser candidata só para completar a chapa. Não vota nela, porque o partido só precisa de um nome’. Mas eu fui à luta e mostrei que era possível”, afirmou.
Mesmo diante das dificuldades, Alyne conquistou 3.356 votos, tornando-se primeira suplente pelo partido Agir. Para ela, o resultado reflete a importância da presença feminina na política e a necessidade de abrir caminhos para outras mulheres.
“As dificuldades para nós, mulheres, são maiores. Além de conciliar as responsabilidades de casa, família e campanha, sou mãe atípica e tenho desafios extras no meu cotidiano. Equilibrar tudo isso não é fácil, mas seguimos firmes”, ressaltou.
A participação de Alyne Moreira no NinjaCast reforça a importância de discutir os desafios enfrentados pelas mulheres na política e a necessidade de ampliar a representatividade feminina nos espaços de poder.